Programação conta com palestras, feira de negócios e oficinas
Entre os dias 6 e 8 de dezembro, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na Tijuca, irá realizar uma nova edição do Workshop Excelência no Atendimento ao Cliente, com uma intensa programação de palestras, oficinas e feira de negócios, com exposição de fornecedores do hospital e produtos de gastronomia e artesanato. O evento é aberto ao público, com ingressos ao preço simbólico de R$ 10, e terá a renda revertida para a Missão Amor que Cura, projeto social de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade mantido pelo HSF. “A primeira edição do nosso workshop foi realizada ainda durante a pandemia e, à época, foi preciso restringir a participação do público, por questões de segurança. Desta vez, estamos felizes de poder receber todos os interessados em conhecer mais sobre o HSF. O foco da nossa programação está nos pacientes e na missão de promover o cuidado humanizado, que é uma das nossas principais marcas”, afirma o Frei Isaac Prudêncio, diretor geral do HSF.
A programação conta com palestrantes que fazem parte da equipe do hospital, como a coordenadora da Emergência e chefe do serviço de Clínica Médica, Carla Quintão, além de convidados externos. “Buscamos pessoas que tivessem experiências de ‘peso’, tanto pessoais como profissionais. Por exemplo, entre os palestrantes está o presidente da Associação dos Transplantados do Rio de Janeiro, Carlos Cabral, que vai falar sobre os desafios de quem precisa passar por um transplante de órgãos. Para a palestra de abertura, nós convidamos o médico Carlos Lobbé, que foi diretor do Pró-Cardíaco e atualmente é diretor da regional Rio de Janeiro da operadora de saúde MedSenior. Ele tem grande experiência na área de gestão e irá abordar a relação entre a busca pela excelência e a sustentabilidade”, adianta Daniella Rizzo, responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do HSF e integrante da comissão de organização do evento.
Daniella reforça que o evento é aberto ao público em geral e não somente a estudantes e profissionais da área da saúde. “Além das palestras sobre questões relevantes de saúde, teremos a feira de talentos, com venda de produtos de alimentação e artesanato, e uma programação especial de oficinas sobre temas diversos, como maquiagem, teatro, nutrição e fotografia”, complementa.
A cada dia, serão apresentadas no auditório, palestras em quatro horários: às 10h00, às 14h00, às 15h00 e às 19h30. Paralelamente à programação científica, a Praça Papa Francisco, localizada no hospital, irá sediar, entre 10h00 e 19h00, a Feira de Talentos e a mostra com estandes técnicos, com exposição de fornecedores do HSF.
As inscrições devem ser feitas de acordo com a data escolhida. Para participar do primeiro dia de evento, acesse: bit.ly/3ODxSAF. Para o segundo dia, o link é: bit.ly/3tXZebd e para participar do último dia da programação do Workshop, acesse: bit.ly/3F1wrsz. O endereço do Hospital São Francisco na Providência de Deus é Rua Conde de Bonfim, 1.033, na Tijuca.
Confira a programação completa do 2º Workshop Excelência no Atendimento ao Cliente:
Dia 06/12
- 10h00 – Abertura dos estandes técnicos e da feira de talentos
- 10h00 – Palestra ‘Excelência e sustentabilidade: fantasia ou pilar?’, com Carlos Lobbé, médico especialista em Cardiologia e Gestão, diretor regional RJ da MedSenior e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
- 12h00 às 14h00 – oficinas de nutrição, com a nutricionista Cristiane Bastos, e de teatro, com o grupo Aliança de Misericórdia
- 14h00 – Palestra ‘Cuidados Paliativos: uma abordagem que visa a humanização e a qualidade de vida do paciente e da família’, com Carla Quintão, geriatra e especialista em cuidado paliativo.
- 15h00 – Palestra ‘Comunicação empática e assertiva como pilares nas relações de trabalho’, com Luciana Mateus, psicóloga clínica e hospitalar, coordenadora de Ensino e Pesquisa do Serviço de Psicologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
- 19h30 – Palestra ‘Cuidados Paliativos: uma abordagem que visa a humanização e a qualidade de vida do paciente e da família’, com a Carla Quintão, geriatra e especialista em cuidado paliativo.
Dia 07/12
- 10h00 – Abertura dos estandes técnicos e da feira de talentos
- 10h00 – Palestra ‘Excelência na prevenção, tratamento e prognóstico do cliente com lesão por pressão’ com Thiago Barbosa Siqueira, enfermeiro pós graduado em Estomaterapia pela Unimep e em Cardiologia e Hemodinâmica pela Unicamp; mestre em Fisiologia Humana pela UFRJ e doutorando em Fisiologia Humana pela UFRJ.
- 12h00 às 14h00 – oficinas de automaquiagem, com os maquiadores Ângela Andrade e Lucas Corrêa, e de autocuidado, com profissionais da empresa Salão Promessas
- 14h00 – Palestra ‘Excelência no atendimento ao cliente: uma visão do cliente’, com Carlos Cabral, ex-paciente do HSF e presidente da Associação dos Transplantados do Rio de Janeiro
- 15h00 – Palestra ‘O desafio do cuidado humanizado’, com Ludmila dos Santos Oliveira, enfermeira sanitarista e do trabalho, mestre em Enfermagem e Saúde da População e fiscal do Coren -RJ
- 19h30 – Palestra ‘Cuidar de quem cuida: sono um fator central’, com Cristiane Bastos, nutricionista, doutoranda em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ
Dia 08/11
- 10h00 – Abertura dos estandes técnicos e da feira de talentos
- 10h00 – Palestra ’A importância da diversidade no atendimento ao paciente’, com Priscila Peixoto, médica infectologista do IASERJ e do HSF, mestra em Ciências da Saúde pelo INI – Evandro Chagas/Fiocruz
- 12h00 às 14h00 – oficinas de automaquiagem, com representantes da empresa MaryKay, e de fotografia com uso de celular, com a fotógrafa Geisa Gil
- 14h00 – Palestra ‘Excelência na prevenção, tratamento e prognóstico do cliente com lesão por pressão’ com Thiago Barbosa Siqueira, enfermeiro pós-graduado em Estomaterapia pela Unimep e em Cardiologia e Hemodinâmica pela Unicamp; mestre em Fisiologia Humana pela UFRJ e doutorando em Fisiologia Humana pela UFRJ.
- 15h00 – Palestra ‘Qualidade do atendimento do serviço: Segurança do paciente X Segurança do profissional’, com Bruno Barbosa, enfermeiro fiscal do Coren–RJ, coordenador de Enfermagem da UNICBE e da FRASCE, pós-doutor em Enfermagem pela UERJ
- 19h30 – Palestra ‘A importância do propósito na melhora da experiência do cliente’, com Leonardo Brito, advogado e consultor empresarial, e Camilla Christy, publicitária.