Notícias

26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Pressão alta atinge mais de 31% dos cariocas

O dia 26 de abril foi a data escolhida pelo Ministério da Saúde para prevenir e combater a Hipertensão Arterial, doença capaz de reduzir em até 16 anos a expectativa de vida de pacientes que não seguem o tratamento adequado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Um levantamento recente do Ministério da Saúde aponta o Rio de Janeiro como a capital com a maior prevalência da doença em todo o país, com mais de 31% de hipertensos.

dia_nacional_prevencao_hipertensao_2017_fotoSegundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de 20 a 30% da população adulta brasileira tem pressão alta. A hipertensão mal controlada é responsável, direta ou indiretamente, por 50% das mortes por doenças cardiovasculares no país. Estudo da SBC revelou que a doença atinge cerca de 36 milhões de pessoas, e as suas complicações (cardíacas, renais e cerebrais) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar.

A principal causa da hipertensão é o alto consumo de sal, conforme alerta da SBC. O brasileiro consome de 12 a 15 g/dia, enquanto o recomendado é 5g por dia.
Fique atento! Um hipertenso que não se trata tem uma redução na expectativa de vida de 16 anos e meio. Procure o serviço de Cardiologia do Hospital São Francisco Na Providência de Deus e fuja desta estatística!