Notícias

Hospital São Francisco tem presépio aberto à visitação até 2 de fevereiro em comemoração ao primeiro presépio franciscano, criado na Itália

Em comemoração pelos 800 anos da construção do primeiro presépio, criado por São Francisco de Assis, em Greccio, na Itália, o Papa Francisco concedeu indulgência plenária a quem visitar presépios em casas dirigidas por franciscanos, sejam igrejas, colégios ou hospitais. A medida estende o prazo de exposição dos presépios até o dia 2 de fevereiro, dia da festa da Apresentação no Templo de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Convidamos a todos para que venham visitar e fazer as suas orações em nosso presépio. A indulgência plenária concedida pelo Papa Francisco significa a retirada de todos os pecados de um cristão católico. É o apagamento da mancha do pecado, uma ocasião de comunhão e de renovação espiritual. Mas para alcançar essa graça, é preciso cumprir algumas ações”, explica Frei Nicolau Castro, diretor geral do HSF.
Integrante da Pastoral da Saúde do HSF, Irmã Iasmim dos Santos Gonçalves, enumera as práticas que devem ser seguidas pelos fiéis para receber a indulgência:

  • visitar uma instituição que esteja sob o cuidado dos franciscanos e rezar na frente do presépio durante o período de duração da indulgência;
  • participar do sacramento da confissão;
  • fazer a comunhão eucarística, preferencialmente na Santa Missa;
  • orar na intenção do Papa Francisco.

Irmã Iasmim destaca que essas ações não precisam, necessariamente, ser cumpridas no dia da visita ao presépio. “Pode ser em uma data próxima, cerca de 20 dias antes ou depois”, afirma.
No dia 01 de fevereiro, será realizado um mutirão de confissões na capela do HSF, logo após a missa das 8h. Todos estão convidados.