Notícias

Hospital São Francisco na Providência de Deus inaugura serviço de cirurgias ortopédicas para pacientes do SUS

O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) está ampliando seus atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Começou a funcionar no início do ano, no HSF, o atendimento a pacientes que necessitem de cirurgias de quadril e de joelho. O Programa de artroplastia de quadril e joelho conta com atendimento pré-cirúrgico e acompanhamento pós-cirúrgico. Estão previstas 86 cirurgias mensais: 20 artroplastias de quadril e 66 de joelho.

O ortopedista Carlos Eduardo Franklin, cirurgião-chefe da equipe de artroplastia de quadril, explica que os principais quadros que levam pacientes a necessitar da cirurgia são desgaste articular, provocado pelo envelhecimento, sequelas decorrentes de fratura ou doenças congênitas. “Uma estimativa feita com base em dados do SUS aponta que o número de fraturas de quadril deve passar de 50,5 mil casos anuais para 199,1 mil em 30 anos. Estas fraturas atingem principalmente pessoas com idades a partir dos 65 anos, sendo a maioria mulheres”, afirma o especialista, que é membro do Comitê de Quadril da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-RJ). Ele explica que este tipo de fratura ocorre normalmente por queda, perda de consciência, desequilíbrio ou fraqueza muscular.

O chefe da equipe de cirurgia de joelho, o ortopedista José Soares, destaca que as principais queixas dos pacientes são dor e incapacidade funcional, devido ao avanço da osteoartrite no joelho. “O problema é também conhecido como artrose de joelho: uma doença crônica e degenerativa que vai progredindo quando não é tratada e atinge, principalmente, pessoas entre 60 e 75 anos de idade”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 365 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a osteoartrite de joelho, que atinge principalmente mulheres e pessoas acima dos 55 anos.

O Programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 50 profissionais. Para estar habilitado a realizar uma cirurgia ortopédica no HSF via SUS, o paciente deve inicialmente buscar uma unidade básica de saúde ou um programa de saúde da família, para que seja avaliado por um médico e tenha o nome incluído na Central Estadual de Regulação da SES, que faz o encaminhamento para as diferentes unidades de saúde credenciadas a realizar o tratamento.

“Estes atendimentos vêm se somar aos serviços já oferecidos pelo hospital e referenciados, como o de transplantes de órgãos e as cirurgias cardíacas e bariátricas. É uma grande satisfação ampliar os nossos serviços de caráter público com estes atendimentos que têm o potencial de resgatar a qualidade de vida dos pacientes”, ressalta o diretor geral do HSF, Frei Nicolau Castro.