Notícias

Hospital São Francisco na Providência de Deus inaugura ambulatório de saúde mental

Serviços completos na área da saúde mental. É o que o nosso Hospital passa a oferecer com a inauguração do novo ambulatório dedicado à saúde mental, ampliando os serviços oferecidos nesta área além dos já existentes. “Agora, além da emergência psiquiátrica e do serviço de internação para pacientes psiquiátricos e com dependência química, também temos o ambulatório psiquiátrico e psicológico”, diz o diretor geral do HSF, Frei Nicolau Castro, que concedeu uma bênção inaugural ao espaço.

A solenidade que marcou a abertura do serviço foi acompanhada por representantes dos colaboradores e médicos do hospital e de operadoras de planos de saúde. Márcio Nunes destacou que o trabalho da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, mantenedora do hospital teve início justamente com atendimentos na área da saúde mental. “Está na nossa essência cuidar desses pacientes, faz parte da nossa história. Hoje, aqui no HSF, estamos revivendo a conexão com a nossa vocação ao inaugurar o ambulatório de saúde mental Papa Francisco”, afirmou.

O novo ambulatório

A gerente do ambulatório, Ana Palmesciano, explica que a inauguração é um marco significativo na oferta de serviços abrangentes para o bem-estar mental dos pacientes. “A integração dos serviços de emergência psiquiátrica, internação para doenças mentais e dependência química, e agora o ambulatório, permite uma abordagem holística e contínua para atender às diferentes necessidades dos pacientes e de seus amigos e familiares”, disse. Além do ambulatório, Ana também é gerente do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental Papa Francisco (PAI), voltado para a internação de pacientes psiquiátricos, e da Comunidade Terapêutica Santa Clara, para pessoas com dependência química que busquem o atendimento voluntariamente.

A equipe do novo ambulatório é formada por profissionais de Psicologia e de Psiquiatria. “Além de prestar todo o suporte e acompanhamento aos pacientes, queremos derrubar os tabus que cercam problemas relacionados à saúde mental. É fundamental que as pessoas busquem ajuda sem medo de serem julgadas e discriminadas”, afirma a psicóloga e gerente dos serviços de saúde mental do HSF. A exemplo do que ocorre no PAI, o atendimento ambulatorial é voltado para pessoas a partir dos 12 anos. As consultas podem ser agendadas pelo (21) 3294-4500.

Entre os problemas mais prevalentes na área da saúde mental, destacam-se os distúrbios de ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, TDAH e dependência química.