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Hospital São Francisco investe em segurança do paciente

O setor de Qualidade do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) preparou uma programação especial para celebrar o Dia Nacional da Segurança do Paciente e divulgar o trabalho realizado na área. “Muitas vezes, quem vem buscar atendimento médico nem percebe todo o trabalho que há além da linha de frente formada por recepcionistas, médicos e enfermeiros. Para que tenhamos bons resultados, muitas outras pessoas, especialistas em suas áreas, trabalham incansavelmente em busca da excelência, como por exemplo o nosso setor de Qualidade”, afirma Márcio Nunes, diretor administrativo do HSF.

“Qualidade e segurança do paciente estão no topo das prioridades de toda e qualquer instituição de saúde, desde uma pequena unidade básica até um grande hospital geral que faça atendimentos de alta complexidade, como o HSF. Para marcar a passagem do Dia Nacional de Segurança do Paciente, realizamos uma atividade voltada aos colaboradores, que consistia em um jogo interativo com perguntas e respostas sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente”, conta o coordenador de Qualidade do HSF, Nycolas Alcorta. A atividade envolveu ainda familiares e acompanhantes de pacientes, que puderam ver a simulação de um leito de internação, onde as metas de segurança são aplicadas. O objetivo da ação, de acordo com Nycolas, era aproximar as demais áreas do hospital da gestão da qualidade, que presta assistência ao paciente como uma importante área de apoio, tanto na elaboração de rotinas quanto na validação de rotinas assistenciais.

Thiago Andrade, de 39 anos, comparece regularmente a consultas de acompanhamento no HSF e aprovou a ação. “Achei esta atividade interessante porque os pacientes que vivem o dia a dia no hospital, assim como eu que passei por um transplante renal, não têm noção de que existem essas metas e que tem todo esse processo e uma equipe por trás disso. Quando me internei no Hospital São Francisco para fazer o transplante, percebi que todos esses protocolos estavam sendo realizados de forma correta e segura”, contou.

Para a enfermeira Dilma Costa, o jogo interativo teve um gosto especial. “Estas são práticas que temos que ter em nossa rotina profissional. Trabalhar o tema de maneira divertida é uma forma de gerar e reforçar a conscientização das metas de segurança do paciente descontraidamente. Além de relembrar os protocolos com essa atividade, no final ainda fui presenteada com uma lembrança por ter vencido o quiz”, comemora ela.

Mas como é o trabalho do setor de Qualidade no dia-a-dia?

“Nós monitoramos a adesão das áreas assistenciais às seis metas e recebemos as notificações de eventos adversos, sempre buscando identificar oportunidades de melhoria. Também trabalhamos com toda a parte de mapeamento de processos assistenciais e não assistenciais, gestão de riscos, análise de documentação e participação em comissões obrigatórias no hospital, como o Núcleo de Segurança do Paciente, por exemplo, sempre buscando a melhoria contínua dos processos estabelecidos”, explica Alcorta.

Fique por dentro das seis metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde:

 

  1. Identificar corretamente os pacientes;
  2. estabelecer uma comunicação efetiva;
  3. prezar pela segurança de medicamentos;
  4. garantir a segurança do paciente para cirurgias;
  5. reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados em saúde;
  6. prevenir complicações decorrentes de quedas.