Notícias

Doação de órgãos, saúde mental e segurança do paciente são temas da Semana de Conscientização à Vida do Hospital São Francisco-RJ

Missa em ação de graças a pacientes transplantados será celebrada pelo Arcebispo do Rio

Uma celebração à vida dos 289 pacientes transplantados no último ano no maior centro referenciado em transplantes renal e hepático do Rio de Janeiro, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ). É com a bênção do Cardeal Orani João Tempesta que se inicia, no próximo dia 25 às 9h, a terceira Semana de Conscientização à Vida, que conta com uma programação de palestras e mesas redondas sobre temas relevantes e um time de especialistas convidados. “Setembro é um mês com datas importantes na área da saúde, como doação de órgãos, segurança do paciente e saúde mental. “Além de termos forte atuação em transplantes hepáticos e renais no estado do Rio de Janeiro, como aponta a própria ABTO, sediamos a Organização de Procura de Órgãos (OPO) Norte, que é o braço da Central Estadual de Transplantes, responsável pela captação de órgãos para transplantes. Entendemos que incentivar a doação de órgãos e mostrar como essa ação pode salvar diversas vidas é um compromisso nosso”, diz o diretor geral do HSF, Frei Nicolau Castro. Ele adianta que outro tema de destaque do evento é a saúde mental. “Esse é outro ponto forte de nossa unidade que faz atendimento especializado no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, o PAI, um legado da visita do Papa Francisco, e teremos ainda um dia dedicado à uma questão fundamental que é a segurança do paciente”, complementa o diretor.

A abertura oficial acontece dia 26 às 8h30 e a palestra de abertura fica a cargo das representantes da OPO Norte, as enfermeiras Viviane Solis e Patrícia Lamiz e integrantes da Pastoral da Saúde, que vão apresentar o tema ‘Busca Ativa: um desafio diário’. Serão discutidos ainda temas relacionados ao processo de doação de órgãos, protocolo de morte encefálica, o processo de captação de órgãos e a difícil tarefa de lidar com os familiares de um potencial doador de órgãos.

Ao elaborar a programação do ciclo de palestras do dia 27, a gerente do PAI e da Comunidade Terapêutica Santa Clara, a psicóloga Caroline Oertel, buscou aprofundar as questões relacionadas ao adoecimento psíquico e social. “Além dos temas frequentes no Setembro Amarelo, como o tabu e a importância de se falar sobre suicídio, sinais e sintomas, propomos uma reflexão sobre o que está acontecendo no mundo e de que forma isso impacta na saúde mental e no ato do suicídio. Nestas palestras, quero levar o público a pensar nas pessoas em situação de discriminação social, como a comunidade LGBTQIAPN+, como elas estão adoecidas. Vamos ter também uma palestra com o tema das novas tecnologias e as plataformas digitais que têm conteúdos que promovem o adoecimento e vamos falar ainda sobre a dependência química e como ela se relaciona com o suicídio, que é um tema pouco explorado”, destaca Caroline.

A segurança do paciente é o tema que encerra a programação da Semana. “Iremos abordar o tema eleito pela Organização Mundial da Saúde para 2023: ‘Engajando o paciente para a segurança do paciente’, muito relevante e oportuno quando desejamos trabalhar em prol da atenção centrada no cuidado ao paciente e oferecer uma assistência mais segura. Estudos demonstram que a participação do paciente no seu próprio cuidado reflete bons resultados na segurança da assistência. Para esse dia, convidamos palestrantes renomados nesse assunto”, esclarece a coordenadora de Qualidade do HSF, Thayana Akamine.

Ação Social

Diferentemente dos anos anteriores, a Semana de Conscientização à Vida terá um valor simbólico para participação. “Colocamos valor de R$70 na inscrição para os três dias de programação. O valor arrecadado será destinado à Missão Amor que Cura, projeto social criado no hospital e mantido com a ajuda de voluntários. O valor arrecadado será destinado à compra de refeições, de materiais básicos de saúde e de produtos de primeira necessidade às pessoas mais necessitadas”, esclarece o Frei.

As inscrições podem ser feitas no link: 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 26/09

08h – Entrega das credenciais.

08h30 – Abertura – Frei Nicolau Castro (Diretor-geral do HSF)

08h45 – Palestra “Busca Ativa: Um Desafio Diário”, com as enfermeiras Viviane Solis e Patrícia Lamiz, da OPO Norte/HSF e representantes da Pastoral da Saúde/HSF.

10h – Palestra “O Processo de Luto x Doação de Órgãos”, com a enfermeira Mayla Cardoso, especialista em doação, captação e transplante de órgãos pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

11h – Palestra “Protocolo de Morte Encefalica”, com a médica Amanda Dutra, plantonista da Sala Vermelha e Rotina Médica do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

13h30 – Palestra “Manutenção de Potencial Doador”, com o enfermeiro Márcio Gomes, especialista regional de transplante – Contatti.

14h30 – Palestra “Processo de Captação Do Órgão”, com Fabrício Oliveira, Coordenador de Atenção Especializada e Gestão de Tecnologia-Secretaria de Estado de Saúde/RJ.

15h30 – Palestra “Acolhimento Familiar x Entrevista Familiar”, com Juliana Aguiar, especialista em doação, captação e transplante de órgãos pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Dia 27/09

08h – Entrega das credenciais.

08h15 – Abertura, com a psicóloga Caroline Oertel, Gerente do PAI e da Comunidade Terapêutica Santa Clara/HSF.

8h30 – Palestra “Suicídio: Informando Para Prevenir”, com o psicólogo Sergio Davico, especialista em transtornos adictivos.

09h15 – Palestra “Atenção à Saúde Mental dos Aģentes de Segurança Pública”, com Meire Christine Souza, Coordenadora de Segurança Pública e Saúde do Trabalhador do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio – IPPES.

10h30 – Palestra “Da Vulnerabilidade Social à Vulnerabilidade Psíquica: Uma Proposta de Cuidado em Saúde Mental”, com Grazielle Nogueira, Gabriella Pacífico e Vivian Borgert, representantes da Instituição Favelaterapia.

14h – Palestra “Tecnologia e Suicídio”, com o psicanalista e historiador Diego Nunes, editor-chefe da Revista Círculo de Giz.

14h45 – Palestra “Suicídio e Dependência Química: Um Diálogo Multidisciplinar”, com a equipe multidisciplinar do PAI (Polo de Atenção Integral Papa Francisco/HSF).

Dia 28/09

08h30 – Entrega das credenciais.

08h45 – Abertura, com Thayana Akamine, Coordenadora da Qualidade/HSF.

09h – Palestra “Segurança do Paciente e Eu! Qual o meu Papel nessa História?”, Com Carlos Lobbé, Diretor Regional da MedSênior/RJ.

10h – Palestra “Segurança do Paciente como Estratégia Institucional”, com a fisioterapeuta Roberta Privitera Torquato, Diretora da Qualyserv Consultoria.

11h – Palestra “Sensibilização da Família nos Cuidados em Segurança do Paciente”, com a psicóloga Glaucia Cerqueira, Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Quinta D’or.

13h30 – Palestra “A Importância do Cuidado Seguro no Processo de Internação: O Que o Paciente Leva de Experiência sobre a Segurança do Paciente”, com a psicóloga e neuropsicóloga Merilin Albuquerque.

14h30 – Palestra “A Inclusão do Paciente no Cuidado”, com Gabriel Farias, Consultor em Qualidade e Gestor Médico do Hospital e Clínica São Gonçalo.

15h30 – Momento de Reflexão com a Mesa Redonda Multiprofissional – “Amplifique a Voz do Paciente”