Notícias

Conheça o trabalho da Pastoral da saúde

Pacientes que seguem suas práticas religiosas apresentam 40% menos chances de sofrerem depressão durante o tratamento do câncer e de doenças em geral. Essa foi a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Diversos outros estudos desenvolvidos no Brasil e no exterior apontam que a fé auxilia na recuperação da saúde do paciente.

Com objetivo de reorganizar questões relacionadas ao Acolhimento Espiritual e Humanização, a equipe da Pastoral da Saúde do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) se reuniu, no dia 15 de janeiro, para sua primeira reunião acerca do tema. Participaram pacientes e colaboradores, além de agentes que atuam em várias paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, foram compartilhadas informações sobre as principais atividades desenvolvidas pela Pastoral no HSF, como a disponibilidade de visitas a pessoas doentes nos leitos com orações, Comunhão e Unção dos Enfermos, visitas sob orientação preventiva na saúde e apoio mútuo para o trabalho com a supervisão dos religiosos responsáveis pela Pastoral: a Irmã Iasmim dos Santos Gonçalves e o Frei Josué Viana.

Ainda na reunião, os agentes fizeram um balanço das ações realizadas em 2023 e analisaram as propostas da Pastoral da Saúde para 2024. Além das ações de Acolhimento Espiritual e Humanização, foram planejadas as ofertas de ações espirituais junto a diversos setores com colaboradores, no Lar Santa Isabel, Lar Santa Clara e Polo de Atenção Integral à Saúde Papa Francisco (PAI), tendo em comum a participação voluntária e espontânea. “A partir do estudo da Carta do Papa Francisco – XXXII Dia Mundial dos Enfermos – os presentes perceberam a necessidade de se dedicarem ao cuidado aos necessitados, especialmente os enfermos e doentes, bem como dar atenção, carinho e amor a todos”, disse Frei Josué.