Estar – Espaço São Tomaz de Aquino Recomeçar
Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SUS)
Serviço exclusivo para pacientes portadores de obesidade que estão aguardando a realização da cirurgia bariátrica e metabólica pelo Serviço Único de Saúde (SUS). O encaminhamento é de responsabilidade da Central Estadual de Regulação, por meio do Programa de Cirurgia Bariátrica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
Coordenado pelo cirurgião bariátrico e professor do departamento de Cirurgia da Universidade Federal Fluminense, Fernando de Barros, o programa conta com equipe multidisciplinar de mais de 45 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, preparador físico, fonoaudiólogos, dentistas, pneumologista, nefrologista, cardiologista e clínico geral, além do pessoal de apoio.
Para realizar a cirurgia bariátrica via SUS, o paciente deve inicialmente buscar uma unidade básica de saúde ou um programa de saúde da família, para que seja avaliado por um médico. Caso seja confirmado o diagnóstico de obesidade ou de síndrome metabólica e haja indicação para a realização da cirurgia, o nome desse paciente será inserido na Central Estadual de Regulação, que faz o encaminhamento para o Programa de Cirurgia Bariátrica. A Secretaria de Estado de Saúde é o órgão responsável pelo direcionamento dos pacientes às diferentes unidades credenciadas a realizá-lo.
Instituto Dr. Bottino
Cirurgia Bariátrica e Metabólica
O serviço é voltado para pacientes que buscam cirurgia bariátrica e metabólica, cirurgia geral, proctologia e videolaparascopia, com atenção integral e multidisciplinar. A equipe do serviço conta com cirurgiões, psicóloga, nutricionista, coloproctologista, endocrinologista e professor de educação física e é coordenada pelo cirurgião Aurélio Bottino, um dos pioneiros da técnica no Rio de Janeiro. O médico é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e integra a Câmara Técnica de Cirurgia Digestiva, Bariátrica e Metabólica e de Vídeolaparoscopia do Conselho Regional de Medicina (CRM-RJ).
O núcleo tem como diferencial o atendimento agilizado otimizado que prevê que o paciente receba já na primeira consulta todas as orientações sobre o andamento do tratamento e tenha as próximas consultas e exames marcados.