Se proteger do sol de maneira correta é um simples hábito que pode evitar sérias doenças como o câncer de pele.

woman-applying-sunscreen-at-beachO uso de um protetor com o fator de proteção solar (FPS) adequado, exposição solar em horários recomendados e hidratação são assuntos recorrentes em diversos veículos, principalmente no verão. Porém ainda há muitas dúvidas de como se proteger de maneira eficaz. Listamos algumas dicas de uso correto do protetor solar no dia-a-dia:

– FPS : escolher um FPS adequado ao seu tipo de pele é essencial. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator. Caso você possua alguma necessidade especial de proteção por conta de doenças ou tratamentos estéticos, por exemplo, siga a orientação do seu dermatologista

– Aplicação: no dia-a-dia deve ser aplicado logo pela manhã, com a pele limpa e seca. Caso use maquiagem ou outros cosméticos, eles serão usados sobre o protetor. Não se esqueça de reaplicar. Já em ambientes de muita exposição solar, como na praia, o cuidado deve ser redobrado.  Alguns protetores orientam passar o protetor alguns minutos antes da exposição ao sol e esse tempo varia. Por isso é importante ficar atento ao rótulo e seguir corretamente o modo de usar para ter uma pele realmente protegida. A reaplicação após suor, contato com a água do mar e horas de exposição excessiva deve ser respeitada.

– Tipos de pele: existem variados tipos de protetores, escolha o mais indicado para seu tipo de pele e garanta conforto e qualidade. Peles maduras ou muito jovens necessitam de cuidados diferentes, portanto fique atento.

Não deixe de consultar regularmente seu dermatologista!