Para celebrar o Dia do Psicólogo (27/08), o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI Papa Francisco) do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), realizou debate com psicólogos e convidados nesta segunda-feira. A semana conta ainda com a confraternização com os pacientes para comemorar os aniversariantes do mês e o dia do Nutricionista (31/08). Eventos internos com arteterapia, seminários, sessão de cinema e missa fazem parte das comemorações.

A psicóloga Patrícia Serrano falou sobre a atuação dos psicólogos da equipe multidisciplinar do PAI Papa Francisco. “Nesse tipo de serviço, todos precisam trabalhar em equipe. Além de nossas quatro atividades principais, que são o atendimento individual, em grupo, voltado para a família do paciente e o grupo de família, participamos também das oficinas terapêuticas em parceria com as terapeutas ocupacionais”, explicou.

Ela comentou ainda sobre o trabalho de psicoeducação que os psicólogos do PAI realizam com os pacientes: “Para que eles possam ter maior conhecimento sobre a doença, conversamos sobre seu diagnóstico e tratamento. Também convidamos a família para participar desse momento onde são trabalhadas estratégias de enfrentamento, fortalecimento da comunicação, conscientização e autonomia”. O papel da Psicologia nos cuidados paliativos e Psicologia Assertiva e FLOW (conceito que designa o estado de consciência em que a mente e o corpo encontram-se em perfeita harmonia) também foram abordados no evento pelas psicólogas Mônica de Castro e Maria de Fátima Mangueira, respectivamente.