Notícias

Covid-19: HSF recebe doações do Papa Francisco

O Papa Francisco doou ao Brasil equipamentos médicos como forma de apoiar o combate do novo coronavírus. Foram enviados ao país 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 em unidades hospitalares.

Na manhã deste domingo (30), o Arcebispo Metropolitano do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, fez a entrega oficial de quatro respiradores e um ultrassom ao Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na Tijuca, em uma cerimônia realizada com a presença dos diretores da instituição e dos médicos italianos Antônio Guizzetti e Paolo Tacchini, da empresa Hope Onlus Association, que viabilizou a aquisição dos recursos tecnológicos.

Segundo a Arquidiocese do Rio, a doação da Santa Sé representa uma ajuda ao segundo país mais afetado pela pandemia. O HSF foi a única entidade a ser beneficiada no estado. Atualmente, o hospital tem em tratamento 15 pacientes diagnósticos com a doença, nove no CTI e seis em leitos de internação.

“O Papa nos deu a oportunidade aqui no Rio de receber esses equipamentos. Esse é o resultado da solidariedade e preocupação do Santo Padre com as vítimas da Covid-19, que mudou a realidade do mundo”, discursou Dom Orani.

Para o diretor do HSF, Frei Paulo Batista, a pandemia trouxe situações de muitas tristezas, mas também de solidariedade e boas ações. “Com esses equipamentos teremos como salvar mais vidas e cuidar do ser humano. Isso é o que mais importa nesse momento tão delicado”, comenta Frei Paulo.

Os aparelhos já foram montados no CTI do hospital e devem entrar em funcionamento de forma imediata.