Transplantes de Órgãos

Com excelente infraestrutura, tecnologia de ponta e médicos especializados, o Centro Avançado de Transplante de Órgãos e Tecidos do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) oferece cirurgias, consultas e exames ambulatoriais para quem aguarda um órgão compatível e para quem está na fase de acompanhamento pós-cirúrgico.

As equipes de Transplantes Renais e Hepáticos são comandadas, respectivamente, pela nefrologista Deise de Boni, Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), e pelo hepatologista Eduardo Fernandes, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O centro especializado em Transplantes de Córnea é coordenado pelos oftalmologistas Gustavo Bonfadini, Membro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) e da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), e Victor Roisman, Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Responsável Técnico do Banco de Olhos do Rio de Janeiro (INTO-RJ).

Referência no Brasil

Os transplantes renais e hepáticos são realizados no HSF desde 2013, tendo ultrapassado a marca de 1.000 transplantes de rim e realizado cerca de 500 de fígado, com taxas de sucesso acima da média nacional.

Com trabalho iniciado em 2018, o centro especializado em Transplantes de Córnea tem capacidade para realizar até 100 transplantes por mês. O setor tem o objetivo de ser o maior centro de transplantes de córnea na cidade do Rio e ajudar a ‘zerar’ a fila de espera do estado.

O HSF oferece, ainda, o serviço de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos.