Transplantes de Órgãos

Com excelente infraestrutura, tecnologia de ponta e médicos especializados, o Serviço de Transplante de Órgãos do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) oferece cirurgias, consultas e exames ambulatoriais para quem aguarda um órgão compatível e para quem está na fase de acompanhamento pós-cirúrgico.

Referência no Brasil, o Serviço oferece atendimento particular, por meio de operadoras de saúde conveniadas ao hospital e a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Central Estadual de Regulação.

As equipes de Transplantes Renais e Hepáticos são comandadas, respectivamente, pela nefrologista Deise de Boni, Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), e pelo hepatologista Eduardo Fernandes, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Referência em transplantes de fígado e rim

Os transplantes renais e hepáticos são realizados no HSF desde 2013, tendo ultrapassado as marcas de 1.000 transplantes de rim e cerca de 500 de fígado, com taxas de sucesso acima da média nacional.

O diferencial do programa de transplantes do HSF, de acordo com seu coordenador, o médico intensivista Eduardo Costa Pinto, está em sua equipe. “Temos profissionais capazes de atender bem, usando racionalmente os recursos tecnológicos disponíveis e, acima de tudo, assistindo com atenção o paciente, examinando, conhecendo o caso, ouvindo seus relatos e buscando a melhor opção de tratamento”, explica.

O HSF oferece, ainda, o serviço de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos.