Quem sofre de rinite alérgica sabe o quanto uma simples mudança climática pode desencadear crises fortes.

1784936492Por ser uma inflamação da mucosa nasal, a rinite acontece quando o órgão precisa “se defender” de agentes externos como poeira, pólen. O clima frio acaba por precisar de um esforço maior do nariz para ativar a respiração e manter o corpo mais aquecido, ficando assim mais sensível. Para aliviar os sintomas, existem alguns hábitos que podem ser adotados à rotina:

– Odores fortes: se você sofre com os sintomas da rinite, como muitos espirros e coriza, mantenha-se longe dos odores fortes. Deixe de lado aquele perfume mais forte e aquele hidratante com cheiro marcante, ao menos nos dias se crise.

– Poeira: evite contato direto com objetos que acumulam poeira ou estão guardados há muito tempo, isso vai irritar ainda mais sua mucosa nasal. Mantenha cortinas e tapetes bem limpos, aspirados, caso prefira retire-os do seu contato durante as crises de rinite alérgica.

– Ventilação: mantenha os ambientes arejados, deixe o ar circular.

–  Hidratação: beba bastante água! A mucosa da via aérea superior e também do pulmão funcionam melhor quando estão hidratados, segundo especialistas.

Não deixe de consultar o seu médico e seguir as orientações dele!