Notícias

HSF ultrapassa marca de 500 transplantes hepáticos

O Hospital São Francisco na Providência de Deus acaba de ultrapassar um importante marco. Desde 2013, já foram realizados mais de 500 transplantes de fígado no Centro Avançando de Transplante de Órgãos e Tecidos.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, a unidade é a segunda maior transplantadora de fígados no estado do Rio de Janeiro. No ano passado, os bons resultados da instituição levaram o Ministério da Saúde a apontar o HSF como unidade de referência para transplantes hepáticos em pacientes adultos com febre amarela no Rio de Janeiro.

“Este grande volume de cirurgias nos credencia a formar profissionais e a difundir inovações e tecnologias. Alcançamos resultados cada vez melhores, mesmo quando partimos de situações extremamente graves”, afirma o cirurgião Eduardo Fernandes, chefe do serviço de Transplantes Hepáticos do hospital. Atualmente, de acordo com ele, a sobrevida média dos transplantados hepáticos no HSF é de 85%, bem acima da média nacional que é de 70%.

O sucesso desse trabalho pode ser resumido em duas palavras: envolvimento e dedicação da equipe, na opinião do coordenador do programa de transplantes do hospital, o médico intensivista Eduardo Costa Pinto. “O envolvimento determina que o hospital em seus vários níveis funcionais se volte com especial dedicação ao programa de transplante. Isso, aliado à enorme dedicação técnica das equipes transplantadoras, dá fôlego e dinamismo ao projeto, indispensáveis para superar as inúmeras dificuldades que surgem no caminho, tendo sempre como lema que o ser humano é nossa missão. Necessário destacar também a parceria com o Programa Estadual de Transplantes e a Secretaria estadual de Saúde, fundamentais para a viabilidade do serviço”, afirmou o médico.

Vale registrar

O cirurgião Eduardo Fernandes encerrou 2018 liderando o ranking dos médicos que mais realizam transplantes de fígado no Brasil, pela quarta vez consecutiva. Só no estado do Rio, ele foi responsável por 75% dos transplantes de fígado realizados ao longo do ano passado.

500_transplantes_cartaz