Uma cerimônia com a presença de médicos, gestores e autoridades da área da saúde marcou a inauguração do novo serviço de oftalmologia do Hospital São Francisco na Providência de Deus. O diretor geral do HSF, Frei Paulo Batista recepcionou os convidados frisando que a solenidade marcava uma inauguração, mas não um começo. “Essa inauguração traz muitas histórias. De médicos, de um estado, de municípios. De pessoas que se profissionalizaram e estão dispostas a transformar seu conhecimento e experiência numa assistência de excelência. Mas é também a história de muitos que estão precisando dessa assistência e desse cuidado no nosso estado. Então, só nos resta agradecer a ousadia desses médicos e a confiança. Em nome do Hospital São Francisco na Providência de Deus, eu quero acolher cada um de vocês. O que nos une é o compromisso com a vida. Porque mais do que para inaugurar um serviço, estamos hoje aqui renovando a nossa missão, a serviço da vida e vivendo o lema do Hospital: Ser Humano é a nossa missão”.

oftalmologia_2018_img

Para compor a mesa de apresentação do novo serviço,  foram chamados o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Gama, e os secretários municipais de saúde de Vassouras, Sirlene Silva, e de Mesquita, Emerson Trindade da Costa, além do diretor administrativo da Associação Lar de São Francisco de Assis na Providência de Deus, Nilson de Angeli, do coordenador da Central Estadual de Transplantes, Gabriel Teixeira e dois dos diretores do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ), responsável pelo novo setor: Gustavo Bonfadini e Nelson Sabrosa. A plateia, atenta, era formada por outros diretores do IORJ, além de médicos que irão atuar no novo serviço, familiares e integrantes das equipes do HSF que foram dar as boas-vindas aos novos colegas.

O HSF irá contar também com pronto-atendimento em todas as áreas da Oftalmologia. O serviço abrange consulta, Oftalmopediatria, procedimentos e cirurgias diversas, tudo com o suporte de tecnologia de última geração. No mês seguinte, passa a funcionar um serviço inédito na região da Tijuca: Emergência Oftalmológica 24h. Em breve, o HSF contará com mais uma novidade: o maior centro de transplantes de córnea na cidade do Rio,

Coordenador de transplantes de córnea da nova unidade e diretor do IORJ, Gustavo Bonfadini ressalta que a unidade Tijuca será a terceira do IORJ a entrar em operação, o que confere uma ampla experiência ao corpo clínico especializado. “Teremos aqui, no HSF, o maior centro de transplante de córnea do estado do Rio de Janeiro e a grande importância desse centro é que ele também vai contemplar pacientes do SUS, além das cirurgias particulares”, adianta ele.  O médico, que também é responsável técnico pelo Banco de Olhos do Rio de Janeiro afirma que o objetivo é ajudar o Estado do Rio de Janeiro a ‘zerar’ a fila de espera por transplantes de córnea.