Curso, inédito no Rio de Janeiro, visa fomentar a criação de novos centros transplantadores no país.

Um curso inovador de especialização médica tem como objetivo contribuir para a criação de novos centros de transplante renal e transformar a vida de mais de 22 mil brasileiros que aguardam na fila por um rim no país, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Com duração de um ano, Curso de Especialização em Transplante Renal será oferecido a partir deste ano, com 1.930 horas/aula e um conteúdo programático abrangente.

Formar especialistas para atuar na realização de transplantes renais é fundamental. “Existem mais de 120 mil pacientes em diálise e centros de transplante no país muito aquém do que necessário. A proposta é capacitar novos cirurgiões em transplantes renais, para conseguir suprir essa demanda que existe em todo o país”, pontua Ricardo Ribas, cirurgião e coordenador médico da equipe de transplantes renais do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) e coordenador da pós-graduação, o primeiro a oferecer capacitação em captação multiorgânica, transplante adulto e pediátrico – inclusive em crianças com peso abaixo de 15 kg. Ribas coordena a especialização juntamente com o professor Hilton Augusto Koch, decano da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A pós-graduação inaugura a parceria entre o HSF e a PUC-Rio. “Nosso objetivo é a formação de médicos qualificados, unindo a excelência acadêmica da PUC-Rio e a experiência de sucesso dos profissionais altamente capacitados que atuam no Centro Avançado de Transplante de Órgãos e Tecidos do HSF, responsáveis por um número expressivo de cirurgias”, ressalta Solange Freiria, coordenadora administrativa do Departamento de Medicina da universidade.

Entre as disciplinas oferecidas, estão: Estudo Radiológico no Transplante Renal; Seminários de Especialidades Conexas; Transplante Renal de Doador Falecido e Transplante Renal Intervivos, incluindo aspectos legais, Transplante Renal Pediátrico e treinamento para publicação científica. O corpo docente é formado por médicos e professores universitários que integram a equipe de transplantes renais do HSF, além de outros especialistas de renome da PUC-Rio.

Para saber mais, acesse o o link http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=transplante-renal&nInst=cce