Endoscopia

Endoscopia Digestiva

O Setor de Endoscopia do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF) atua no tratamento de varizes de esôfago, retirada de pólipos gástricos, hemostasia de lesões hemorrágicas, dilatações de estenoses de esôfago, passagem de próteses metálicas autoexpansivas, entre outras indicações.

O exame endoscópico também permite o diagnóstico preciso de alterações inflamatórias, úlceras, tumores benignos e malignos e a coleta de amostras de tecido para o estudo histopatológico das lesões do Sistema Digestivo.

Coordenada pelas Dras. Jacqueline Paixão e Janete Moura, a equipe é formada por oito profissionais, todos com residência médica em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, e conta com o suporte de anestesistas, além do auxílio de três enfermeiros treinados na área de Endoscopia Digestiva.

 

Endoscopia Intervencionista

O Setor também realiza exames endoscópicos intervencionistas, como a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), que auxilia na retirada de cálculos do colédoco, na colocação de próteses nas vias biliares, na drenagem das vias biliares em colangites graves e no tratamento das doenças do pâncreas.

 

São realizados pela Endoscopia do HSF:

  • Vídeo Endoscopia Alta
  • Vídeo Colonoscopia
  • CPER – Via Biliar e Pancreática
  • Ecoendoscopia

 

Preparo para Endoscopia: É importante jejum de pelo menos 8h. O paciente deve se informar sobre a recomendação específica para o seu procedimento.

 

Marcação de Exames Endoscópicos

(21) 3294-4500 e (21) 3294-4300