Frei Francisco Belotti, presidente da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que mantém o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), foi recebido no Vaticano pelo Papa Francisco nesta segunda-feira (5).

O motivo da visita foi formalizar o convite para o Pontífice comparecer à inauguração do barco-hospital que leva o seu nome e começará atender as populações ribeirinhas do Amazonas, a partir de fevereiro do próximo ano.

A ideia do projeto surgiu durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, enquanto o Papa visitava o HSF para inaugurar o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI). Na ocasião, ele perguntou ao Frei Francisco: “Vocês estão no Amazonas? Então devem ir”.

O barco-hospital contará com centro cirúrgico, enfermaria, farmácia, laboratórios, salas de raio-X, mamografia e ultrassonografia em seus 35 metros de comprimento. A previsão é de que atenda a mil comunidades ribeirinhas em 12 cidades do baixo Amazonas, no Pará.

Confira as fotos do encontro e o vídeo gravado pelo pontífice para a Associação, saudando os moradores ribeirinhos e os homens que estão trabalhando na construção do barco.